sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Pulga

Passei anos em que por umas temporadas setembrinas submergia intensamente na vida campestre. Filtrada pela bonomia do olhar de criança a rudeza da vida do campo, numa altura em que a modernidade teimosamente se recusava a chegar àquela aldeia perdida num vale do Minho, funcionou como um bálsamo protector de alma que me manteve ligado à terra, ao campo e a meninice até hoje. A estes momentos que me são tão queridos, voltarei com mais tempo...
Mas foram também esses períodos que me expuseram à Natureza em todo o seu esplendor... e malefícios. Adicionalmente à animalada da quinta surgiam sempre as cobras, os lagartos, os sapos, os escaravelhos... tudo servia com objecto de brincadeira, e no processo vinham as lagartas pessonhentas, os piolhos, as lendias, os ferrões de abelha, as mordidelas de tudo e mais alguma cosia, enfim... deu para experimentar e ver quase tudo, num curso intensivo empírico de como lidar com estas pestinhas no futuro.

Enquanto me baixava para arrumar o cd, vejo um minúsculo ser a circular que me pareceu algo deslocado daquele cenário. Mas foi só quando ensaiei o seu esmagamento que ele me apanha de surpresa com o seu salto salvífico! Hmmm... aspecto asqueroso, minúsculo... e salta... é uma Pulga! Como é possível que se chegue a esta idade sem reconhecer uma pulga? Que falha no meu curso de formação foi esta?! E mais importante... que faço agora que tenho pulgas em casa?
É impressionante como anos de asséptica vivência urbana europeia quase me fizeram desaparecer a percepção do mundo real. As baratas, as pulgas, as formigas e demais bicharada foram erradicados do apartamento e da moradia de jardim de cimento que pululam a paisagem urbana. Restam os mosquitos, moscas e demais alados que mesmo assim já pouco podem contra os eficazes difusores electricos. Dito isto, eu não sou um amante de insectos, muito pelo contrário, e faço uso de todas as armas de destruição maciça nesta guerra. Mas esta é uma guerra colateral ao prazer de ter um jardim e viver em contacto com a Terra. E este é um preço que eu não me importo de pagar...

Nos TOR deste blog consta também a elaboração e registo de todas as notas possíveis para a preparação condigna da futura prole. Assim fica a nota no painel da Loja... que filho meu vai ter de saber identificar e aplicar técnicas de combate corpo-a-corpo com uma pulga, um piolho, uma carraça, uma barata e demais insectos mundanos, desde bem pequeno.

adenda aos amedrontados: a pulga foi finalmente esmagada e foram tomadas as devidas medidas sanitárias de desinfestação da casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Google Analytics Alternative