domingo, 9 de agosto de 2009

Campeões

Michael Schumacher vai regressar à competição. As circunstâncias em que tal acontece são tristes e excepcionais. A Ferrari enfrentava algumas escolhas difíceis, mas isso per si não seria com certeza motivo suficiente para justificar o seu regresso. Michael S. é reconhecidamente um voraz competidor, ao ouvir os seus motivos para regressar fica claro na verdade que o Campeão crónicamente competitivo fraquejou e cedeu à tentação pessoal de voltar aos circuitos nem que seja por algumas corridas.

Há algumas semanas atrás era Lance Armstrong que regressava depois de um prolongado retiro. O lugar mais baixo no podium em Paris é uma proeza, mas... a Lance isso não o sacia. Afirma que para o ano estará novamente nas estradas de França para mais uma tentativa, sendo que já nem os seus mais fanáticos apoiantes acreditam que ele consiga chegar novamente ao primeiro lugar. Isso no entanto não o demove.

Com as devidas diferênças, ao regressarem à competição nenhum dos dois soube realizar o seu retiro definitivo. Pessoalmente tenho dificuldade em criticar esta atitude. É certo que prezo muito a dignidade e reconheço que saber parar no momento certo é fundamental. No entanto o caracter de determinação, a humildade em enfrentar a possibilidade de falhar, e o genuíno sentimento por aquilo que se faz, parecem-me ultrapassar largamente em dignidade tudo aquilo que foi alcançado pelo retiro do activo em momentos aureos das carreiras.

Ambos estes homens sabem que é impossível regressar à glória do passado. Eles simplesmente querem ir mais longe, com ou sem novas glórias, apenas por gosto, porque são assim, porque são campeões...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Google Analytics Alternative