terça-feira, 19 de março de 2013

Beehive

As tentativas de estilizar a Natureza são tão fascinantes como usualmente infelizes. Na verdade estamos desde sempre a tentar controlar, moldar, aproveitar e viver da natureza. A actual tentação modernista de recriar a Natureza de acordo com os padrões estilísticos e mundanos da modernidade consegue criar o paradoxo de por um lado tentar aproximar-nos de novo da Natureza, ao mesmo tempo que nos afasta dela ao desconstruir o que ela tem de mais puro.... a sua naturalidade.

Mas ultrapassada esta barreira, existem também outras dimensões. A perspectiva cientifica e curiosa, a mesma que leva a ter flores em casa e peixes em aquários... Sendo que, embora os grandes aquários me impressionem, sinto-os na verdade como apenas uma versão alargada de gaiolas. E poucas coisas eu detesto mais do que gaiolas, sejam elas que formato sejam...

Depois também a vontade de conhecer e interagir, de sentir o futuro e o que a tecnologia pode fazer por nós, o fascínio de deux ex machina!

E não consigo esconder o meu fascino com o recente e urbano Beehive. A última produção da Philips permite ter uma colmeia em casa, ou até num apartamento! Fantástico...


beehive_hr2
O Beehive instalado no vidro de uma janela com a componente exterior (em branco) e a interior translucida

O Beehive é tão inovador quanto ambicioso, ao tentar aliar o aspecto cientifico e lúdico de pudermos ver como é uma colmeia por dentro, com a funcionalidade de ter mel caseiro. Um dois em um, rematado com um design harmonioso quanto simplista.

Vista de perfil

Não faço menor ideia se funciona. Sei apenas que o meu aniversário está ai ao dobrar da esquina...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Google Analytics Alternative