terça-feira, 4 de outubro de 2011

Negrume

A África é negra. Muito para além das colorações e conotações pigmentares, acima das cores vivas, dos aromas, é o negrume que mais impressiona. Este é ainda um continente naturalista totalmente comandado pelo ritmo solar. Se eu tivesse de escolher um indicador de desenvolvimento, este será sem dúvida a electricidade... Sem electricidade não há modernidade... sem electricidade vive-se sem Luz! Esta é uma das áreas que mais procura tem e onde mais se investe. Trazer luz onde antes há apenas escuridão.

Da mais básicas de todas as sensações que me acodem... é a falta de luz que realmente me assombra. São as sombras que se agigantam com a noite. As ruas negras como breu são um convite a ficar por casa à volta da luz. Já aqui falei sobre o calor ameno que devolve a natureza noctívaga ao Homem. Mas faltou-me a falar sobre a luz, sem a qual ficamos iguais aos animais na noite perdidos. E mesmo aí em clara desvantagem... sobretudo em África onde os predadores, selvagens e urbanos, preferem o manto estrelar para caçar!

Eu que gosto de penumbra... não me dou bem com tanta escuridão...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Google Analytics Alternative