sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Copos

É frequente encontrar em culturas orientais, que por sinal já andam nestas coisas de civilização organizada há muito mais tempo, a tradição de selar um negócio durante um jantar bem alcoolizado. Falta acrescentar que os negócios ali são invariavelmente coisas de homens. Do convívio do jantar e dos efeitos do álcool espera-se que as defesas e inibições caiam e assim surja uma verdadeira plataforma de verdade e entendimento... uma relação de confiança baseada no mutuo lucro e transparência... e quiça em algo um pouco mais profundo: cumplicidade.

Verdadeiras amizades não se forjam na agitação da noite. Confesso desconhecer como funciona do outro lado da barricada do Género, tal como em quase todas as coisas, mas tenho as minhas reservas que seja igual. Dito isto, tenho como verdade inabalável que uma noitada de copos entre homens é das experiências ligeiras que mais pode fazer para o fortalecimento de uma amizade masculina. O convívio mais básico que o descascar das inibições promove oferecer o contexto propicio para uma estranha ligação empática instintiva, onde os machos mais diferentes esfregam os seus egos uns nos outros e lhes eriça as penas para o cortejo noctívago. Naquelas breves horas tornam-se numa matilha unificada e cooperante no cortejo da caça, dão prontamente o corpo à luta ao menor sinal de agitação na defesa do parceiro inderrubável, são quasi-irmãos perdidos que afinal sempre se amaram, e trocam elogios inusitados na descoberta surpreendente do outro ser afinal a melhor pessoa do mundo... pelo menos até o sol vir trazer alguma sobriedade.

É precisamente quando o sol nasce, o alcool evapora e a cabeça pesa, que surge este elo. Enquanto todos os excesso se dissipam no chuveiro da memória, fica o laço apertado dos momentos compartilhados no desvario da noite... fica a certeza de uma cumplicidade que parte as barreiras do ego e deixa então a verdadeira amizade solta para poder crescer e frutificar.


*A próxima pago eu.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Google Analytics Alternative