domingo, 24 de fevereiro de 2013

Sigue-Sigue

Na verdade eu sempre pensei que fosse... Zig-Zig Sputnick! Em todo o caso, o que aqui abaixo segue não é (mas podia bem ser) o Sputnick... É antes o ISON, um cometa que vem aí rapidinho na nossa direcção.

*Video do cometa Ison tirado pela Deep Impact

A primeira coisa que me ocorre é como é possível que toda esta ciência de inícios do século XXI e biliões de dólares, consigam produzir umas enfermas imagens dignas da altura do sputnik. (ver aqui).

Depois, é impressão minha ou andam muitos cometas a passar demasiado perto? E não podiam ter encontrado nome mais interessante para a nave do que Deep Impact?! Não é que nos lembre nada disto, e depois ficarmos sugestionados com tanto cometa a chegar. Ainda vou ter de arranjar tempo para voltar ao que recentemente caiu na Russia...

Finalmente ao que interessa, o Ison, assim chamado por ter sido descoberto por Vitali Nevski e Artyom Novichonok que lhe deram o nome do instituto onde trabalham (International Scientific Optical Network), para já ainda anda longe, qualquer coisa como 793 millhões de kms. No entanto vem muito rapidamente na nossa direcção e vai passar muito perto (qualquer coisa como 1 milhão de kms) do Sol, e lá para meados do ano poderá começar a ser visto a olho nu.
*imagens que a Nasa simpaticamente me permitiu usar

No processo, e com a proximidade do Sol, é esperado que comece a fervilhar e brilhar mais... Neste momento já tem uma cauda com mais de 64,000km de tamanho. A proximidade do Sol pode mesmo leva-lo a brilhar tanto ao ponto de eventualmente puder ser visto a olho nu durante o dia! Isto  se ele for dos rijos e simplesmente não se desfazer no processo. Em todo o caso, há entretenimento prometido para meados deste ano até 2014.

E lá vou ter de arranjar um telescópio decente.

E por fim... ficam então aqui os tão fantasticos quanto efemeros Zig-Zig Sputnik no seu melhor!

*como foi que conseguimos sobreviver a moda dos anos 80 mesmo!?


Sem comentários:

Enviar um comentário

Google Analytics Alternative