segunda-feira, 13 de maio de 2013

Babel

Colocando o assunto de outra forma: ser capaz de comunicar com mais de 900 milhões de pessoas (há que contar com o francofonia) é suficiente?


Portanto a verdadeira questão é: Será preciso falar com mais alguém?

terça-feira, 30 de abril de 2013

FêCêPê

Nao me deixa de surpreender como aqui se vivem por vezes mais intensamente sentimentos que simploriamente considerava "nossos"...

E assim também se percebe, mesmo que as lideranças do clube assim não o entendam, que ele já não é (só) nosso, e é de muitos e muitos, fora da cidade Invicta, fora de Portugal. Uma verdadeira Nação! Mas uma Nação Internacional...

quinta-feira, 28 de março de 2013

Black-out

Cada vez mais frequentes os Blackouts em Maputo. A falta de manutenção agrava, mas parece-me ser na verdade uma tendência de fundo. Uma procura crescente de electricidade que aumenta ao ritmo dos esteróides que esta economia debita, e que assoberba a limitada capacidade de produção e a ainda mais débil rede de transmissão.

Ja abordei a questão da electricidade, ou antes a falta dela. E voltarei depois com mais números. Mas para já fica a ideia de que esta é uma situação estrutural, que vai levar tempo e muito dinheiro para inverter. Numa altura em que todas as atenções estão viradas para o Gás Natural, as perspectivas não são animadoras. Ainda assim, sem electricidade não ha gás. E portanto ainda ha esperança. Por cá, sem electricidade, pois... Ha lua!

quarta-feira, 20 de março de 2013

Borislav

Acho que tem cara de viajante...



Agora há que preparar a casa!

terça-feira, 19 de março de 2013

Beehive

As tentativas de estilizar a Natureza são tão fascinantes como usualmente infelizes. Na verdade estamos desde sempre a tentar controlar, moldar, aproveitar e viver da natureza. A actual tentação modernista de recriar a Natureza de acordo com os padrões estilísticos e mundanos da modernidade consegue criar o paradoxo de por um lado tentar aproximar-nos de novo da Natureza, ao mesmo tempo que nos afasta dela ao desconstruir o que ela tem de mais puro.... a sua naturalidade.

Mas ultrapassada esta barreira, existem também outras dimensões. A perspectiva cientifica e curiosa, a mesma que leva a ter flores em casa e peixes em aquários... Sendo que, embora os grandes aquários me impressionem, sinto-os na verdade como apenas uma versão alargada de gaiolas. E poucas coisas eu detesto mais do que gaiolas, sejam elas que formato sejam...

Depois também a vontade de conhecer e interagir, de sentir o futuro e o que a tecnologia pode fazer por nós, o fascínio de deux ex machina!

E não consigo esconder o meu fascino com o recente e urbano Beehive. A última produção da Philips permite ter uma colmeia em casa, ou até num apartamento! Fantástico...


beehive_hr2
O Beehive instalado no vidro de uma janela com a componente exterior (em branco) e a interior translucida

O Beehive é tão inovador quanto ambicioso, ao tentar aliar o aspecto cientifico e lúdico de pudermos ver como é uma colmeia por dentro, com a funcionalidade de ter mel caseiro. Um dois em um, rematado com um design harmonioso quanto simplista.

Vista de perfil

Não faço menor ideia se funciona. Sei apenas que o meu aniversário está ai ao dobrar da esquina...

Relva

Ou aroma dela logo pela manha, a mim faz-me lembrar Verão! O cheiro a relva cortada, e o som de agua da piscina... É isto que me lembra. E hoje vai estar mais um dia verdadeiro verão... 35' e 90% de humidade....


Lá mais tarde sai um mergulho....

sexta-feira, 15 de março de 2013

Sabor-de-Sempre

Entrar, comer, café, e pagar under 30 minutos... Completamente aprovado o novo restaurante aqui do business district, distinção honrosamente exacerbada com a qual apelido aqui o bairro JAT, assim se chama a construtora, acronimo dos tres fundadores, que uma decada e meia atrás compraram os então terrenos baratos e esquecidos na ponta nascente de Maputo, agora o único local com espaços de escritórios novos. São empreendimentos que estão arrendados (e não vendidos!) muito antes da execução, e que amortizam investimentos em menos de 4 anos. Se querem ver o boom, sem ir ao norte... é só vir aqui! São os escritórios de todas as grandes empresas actualmente em Moçambique.

E agora, no meio deles, com uma agradável varanda, fica o interessante Sabor de Sempre...  que hoje foi feijoada com arroz!

*vista da espladanada com o JAT V como fundo... e a feijoada em grande plano (e sabor!)
Google Analytics Alternative